Um projeto centrado na transição para a parentalidade e envolvimento paterno
Porque a transição para a parentalidade é um período transformador para os casais, com muitos desafios para os pais e mães de primeira viagem. E porque as adaptações e experiências emocionais que caracterizam este período o tornam único para os novos pais (homens).
* projeto de doutoramento a decorrer na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (data de início a 1/1/2023)
A transição para a parentalidade e a construção do novo papel de pai
Através de entrevistas a casais (mães e pais) durante a fase da transição para a parentalidade, procurámos compreender como é que o envolvimento dos homens no seu novo papel de pai e, em simultâneo, no seu trabalho pago, foi negociado e definido em conjunto com as suas companheiras.
A participação e envolvimento dos pais em serviços de apoio à parentalidade
Estamos a conversar com pais que tenham pelo menos um filho até aos 5 anos de idade para conhecer a sua experiência de participação em serviços de apoio à parentalidade.
Se for:
- Pai (homem) biológico;
- Tem pelo menos um/a filho/a com menos de 5 anos;
- Foi pai deste(s) filho(s)/a(s) em Portugal;
- Atualmente, mantém uma relação amorosa com a mãe dos seus filhos.
Programa "Pais em Equipa"
Um programa para casais (pais e mães) a viver a transição para a parentalidade
O programa Pais em Equipa é baseado em evidência científica, com vários estudos que comprovam a sua eficácia e benefícios para pais, mães e crianças.
​
Este é um programa que olha para a família como um todo. Ambos os pais (pai e mãe) participam nas sessões e o grupo é dinamizado por dois psicólogos.
​
As sessões incluem um conjunto de atividades criativas, videoclipes e debates, e espaço para falar sobre o que é importante para os pais e mães. O grupo é um espaço seguro para explorar experiências que podem ser difíceis e tristes, bem como um espaço de discussões abertas, num contexto ideal conhecer outras pessoas que podem estar a passar por situações semelhantes.
​